
Para cada um dos temas do Eixo de Participação Social, o UNICEF e parceiros
criaram um guia metodológico específico. Neles, estão conceitos que
deverão orientar o trabalho nos municípios participantes. As publicações
também informam sobre planejamento e execução das atividades,
mobilização e pontuação no processo de conquista do Selo.
Com o apoio das prefeituras – por meio das secretarias municipais de
Educação, Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Comunicação, entre outras –,
grupos de trabalho deverão se organizar para desenvolver ações nas
unidades de ensino e em outros espaços alternativos de aprendizagem. Tudo
isso sempre com a participação intensa de crianças e adolescentes.
Meninas e meninos serão estimulados a participar de atividades ligadas à
educação, à cultura, ao meio ambiente, ao esporte e ao lazer no município
onde moram. Conhecendo melhor suas raízes, seu povo e sua realidade, os
estudantes tendem a compreender as formas de convivência com a região
onde vivem, valorizando sua cultura e história e atuando como agentes de
transformação social.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA),
organizações da sociedade atuantes na área da infância e adolescência e
lideranças adolescentes também serão grandes aliados nessa jornada. Em
todas as etapas, a comunicação será fundamental para manter a comunidade
sempre informada sobre tudo o que acontece e mobilizada a participar.
Então, em 2012, o município solicitará formalmente ao UNICEF a presença
de um mediador para a realização do 2º Fórum Comunitário, no qual será
possível socializar todos os aprendizados. Durante o evento, o desempenho
do município será avaliado pelo mediador e pela comunidade. O que se
pode garantir desde já é que, quanto mais participativa e articulada for toda
essa experiência, melhores serão os resultados!
Para além da conquista do Selo, o UNICEF espera que o trabalho realizado
em cada tema permaneça no cotidiano dos municípios, contribuindo com a
melhoria das políticas públicas locais.
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