quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PROJETO: INTERDISCIPLINAR, EDUCAR PARA A SAÚDE E CIDADANIA

INTRODUÇÃO

Este projeto se faz necessário de se trabalhar junto ao profissional parceiros: médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogo, nutricionista, assistente social e educadores, aos temas relacionados a saúde na escola.

O universo do adolescente é repleto de mudanças, descobertas, dúvidas, paixões e curiosidades. Apesar de natural é uma fase que merece atenção. Uma boa orientação por parte da escola e da família faz-se necessária para que o adolescente não seja tomado por sentimentos como insegurança e timidez, que influenciarão na sua vida futura.

Consciente dessa importante tarefa, foi elaborado este projeto com o objetivo de facilitar o trabalho de pesquisa do professor, informar os pais e orientar os adolescentes e jovens.

O nível de saúde das pessoas reflete a maneira como vivem, numa interação dinâmica entre potencialidades individuais e condições de vida. Não se pode compreender ou transformar a situação de um individuo ou de uma comunidade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural.

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Ensino Fundamental I e II

TEMA: Educar para a Saúde

EQUIPE GESTORA:

Maria de Fátima Galdêncio Cavalcante

Maria Veralúcia de Freitas

EQUIPE PEDAGÓGICA:

Maria Dagmar Alves Coringa

Maria das Dores Cavalcante Oliveira

Maria Evaneide Almeida

Carlos Deodoro Inácio de Oliveira Negreiros

PÚBLICO ALVO:

Professores

Alunos

Profissionais parceiros: da área de saúde, assistência social e educação


JUSTIFICATIVA

Entende-se Educação para a Saúde como fator de proteção à saúde e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania. Sua inclusão no currículo responde a uma demanda social, num contexto em que a tradução da proposta constitucional em prática requer o desenvolvimento da criança e adolescente e dos governantes, para que tenha direito à saúde e que seja encarada como prioridade.

A escola sozinha não levará os alunos a adquirirem saúde. Pode e deve fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável. Não se pode transformar à situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela é produzida nas relações no meio físico, social e cultural.

É para isso, procuramos articular parcerias e desenvolver ações de educação em saúde promovendo junto as crianças e adolescentes, atividade de educação e saúde relacionadas ao crescimento e desenvolvimento de adolescentes, à saúde sexual e a saúde reprodutiva, à prevenção de violências e acidentes, à promoção da cultura de paz a redução do uso abusivo do álcool e outras drogas, dando ênfase ao diálogo familiar como fundamental na melhoria das relações afetivas entre pais, responsáveis e filhos favorecendo comportamento hábitos e ambientes seguros e saudáveis para adolescentes.


OBJETIVO GERAL

O projeto saúde na escola tem como objetivo inserir no processo pedagógico a promoção de saúde e prevenção de seus agravos através de várias ações que envolvam a saúde a escola e comunidade. Sendo que objetiva o crescimento físico, emocional e social dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Agendar reuniões com a escola para a implantação do projeto;

· Adotar caderneta de saúde do adolescente nas ações de educação em saúde;

· Prevenir o uso de álcool, tabaco e outras drogas;

· Identificar fatores de risco e de proteção para violência urbana e sexual;

· Promover ações educativas e preventivas de promoção da saúde e da cultura da paz;

· Realizar palestras sobre a higiene bucal;

· Agendar palestras com profissionais parceiros, com temas de acordo com as necessidade dos alunos;

· Exposição de maquetes e stands na feira de conhecimentos (FECOM)


SUB-TEMAS:

· Imunização;

· Principais parasitoses e medidas de prevenção;

· Prevenção de acidentes;

· Hábitos alimentares e nutrição;

· Cuidados com os alimentos;

· Saúde e meio ambiente;

· Sexualidade e prevenção da concepção na adolescência;

· Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis;

· Diferentes formas de violência contra criança e o adolescente;

· Uso e abuso de drogas, prevenção primária e secundária;

· Etiologia e evolução da cárie dentária;

· Etiologia e evolução da doença periodontal;

· Fumo e saúde oral;

· Portadores de necessidade espaciais;

· Diabetes na infância;

· DST/AIDS


ESTRATÉGIA

· Definir os pontos prioritários a serem desenvolvidos com a comunidade escolar, incluindo as temáticas de promoção da alimentação saudável, higiene bucal, prevenção de violência e acidentes, prevenção e redução do consumo abusivo de álcool e outras drogas, prevenção das DSTs/AIDS, promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, controle do tabagismo, promoção de práticas corporais, atividade física, promoção da cultura da paz;

· Elaborar e executar oficinas de educação em saúde com a comunidade escolar;

· Incentivar a utilização dos materiais encaminhados para a escola pelo MS/MEC;

· Incentivar a utilização da caderneta de saúde de adolescentes nas ações de educação em saúde;

· Elaborar um cronograma conjunto com as escolas para acompanhamento das ações educativas em saúde realizadas pela comunidade escolar;

· Fornecer preservativos sem barreiras independente de estar ou não cadastrado no programa UBS ou ter prescrição médica, entre outras entraves burocráticas.

· Realizar aconselhamento, priorizando os passos de reflexão sobre o contexto de vulnerabilidade de adolescentes e jovens;

· Incluir os adolescentes e jovens nas ações coletivas e individuais de planejamento sexual e reprodutivo;

· Orientar os pais ou responsáveis legais de adolescentes que buscam orientações pertinentes sobre saúde sexual, garantindo o direito ao sigilo e a autonomia do adolescente;

· Articular parcerias e promover, junto a família, atividades de educação e saúde relacionadas ao crescimento e desenvolvimento do adolescente;

· Desenvolver ações educativas relacionadas à saúde sexual e saúde reprodutiva baseadas nas demandas e necessidades trazidas pelos adolescentes;

· Compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento do ser humano;

· Levantando situações-problemas em que os alunos serão estimulados a omitir suas idéias sobre o que é ambiente e saúde buscando estabelecer relação entre higiene pessoal e coletiva;

· Proponha aos alunos uma pesquisa para conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis.

AVALIAÇÃO

As transformações sociais vem apresentando à escola a necessidade de repensar o trabalho do PSE na escola. Um dos aspectos sobre o qual esta deve dedicar especial atenção, ao propor mudanças na atuação, refere-se às práticas avaliativas adotadas pelos professores em relação à aprendizagem do aluno.

Os temas propostos a serem trabalhadas precisam ser pensadas de forma articulada ao processo de avaliação , visto que este último deve anteceder, acompanhar e suceder todas as atividades escolares, assumindo diferentes funções de acordo com o momento em que acontece.

ANEXOS


CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES

ATIVIDADES

MESES

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Reunião pedagógica com os professores

X

Imunização

X

Principais parasitas e medidas de prevenção

X

Prevenção de acidente

X

Hábitos alimentares e nutrição

X

Cuidado com os alimentos

X

Saúde e meio ambiente

X

Sexualidade e prevenção da concepção na adolescência

X

Violência contra a criança e o adolescente

X

Drogas

X

Carie dentária

X

Fumo e saúde oral

Portadores e necessidade especiais

X

X

X

X

Diabetes na infância

DST/AIDS

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